Acerca de

PROJETO CACC – CIRCUITO ALTERNATIVO DE CINEMA COMUNITÁRIO
Capacidade de atendimento:
800 pessoas /mês.
Faixa Etária dos Atendimentos:
Adultos, idosos, jovens e crianças de origem da população de baixa renda de municípios do Estado de São Paulo, de todas as idades e gêneros
Justificativa:
O Projeto Circuito Alternativo de Cinema Comunitário (CACC) nasceu de uma ação comunitária realizada no campo de futebol do INOCOOP - Campo Limpo, em setembro de 2004, onde cerca de 500 pessoas, entre adultos e crianças, puderam assistir gratuitamente há exibição de um filme infantil dublado, onde inclusive foi realizada a distribuição de pipoca e refrigerante ao público.
Diante do sucesso desta iniciativa piloto, a OSCIP Instituto Labor & Vita vislumbrou a possibilidade de aumentar a área de abrangência e alcance desta ação, procurando levar cultura e entretenimento à população de baixa renda de todos os gêneros, residentes nos bairros periféricos mais afastados da Capital e nos municípios paulistas onde existem poucos acessos aos equipamentos culturais de massa.
Público Alvo:
Comunidades Carentes.
Características Gerais da Comunidade:
População carente, sem condições sócio-econômicas para utilização dos meios de divertimento e entretenimento, alto índice de vulnerabilidade fazendo parte do grupo de risco da periferia da cidade de São Paulo.
Objetivos Gerais:
Participar ativamente do processo de desenvolvimento das comunidades mais carentes do município de São Paulo, estimulando, integrando e fortalecendo os laços de solidariedade e fraternidade através da educação, cultura e lazer.
Objetivos Específicos:
Através da apresentação de boa cinematografia nacional e estrangeira, levar arte e entretenimento para a população de bairros populares, onde não existem ofertas de equipamentos culturais e reduzidas opções de lazer, gerar um ambiente propício para integrar e educar culturalmente os membros da comunidade local, fomentar o desenvolvimento do trabalho voluntário, filantrópico e cooperativista, fortalecer e agregar estrategicamente ao projeto as organizações sociais parceiras, realizar 36 (trinta e seis) seções de cinema durante 9 (nove) finais de semanas, atingir a um público de, aproximadamente, 9.600 (nove mil e seiscentas pessoas) no decorrer do projeto (dois meses), levantar o interesse de patrocinadores para viabilizar a continuidade do projeto, por tempo indeterminado, de forma a realizá-lo em outras regiões da periferia de São Paulo, com características e perfil populacional semelhante ao público-alvo deste projeto.
Metodologia:
Projeto de difusão e exibição de filmes nacionais de longa-metragem e de produção recente, em plataforma VHS ou DVD, através de exibição por Data-Show em tela especial de projeção.
Metas:
Realizar 100 (cem) seções de cinema durante o período previsto pelo projeto, realizadas às quintas, sextas, sábados e domingos.
Atingir um público médio de 1.000 (mil) pessoas por seção, ou 100.000 (cem mil) expectadores durante toda a vigência do projeto.
Organização e Funcionamento dos Serviços Desenvolvidos (Grade de atividades):
Participação dos parceiros nas atividades: Idealizado e realizado pelo Instituto Labor & Vita.
Participação de Pais e da Comunidade, descrever atividades desenvolvidas: Palestras e Filmes apresentados.
Sistema de Avaliação do atendimento à Criança ao Adolescente e a Família:
Entrevistas
Periodicidade:
02 vezes por semana.
Instrumentos Utilizados:
Projetor, Cadeiras, Aparelhagem de Som, Telão e filmes.
Indicadores de Resultados:
Aumento do nº dos beneficiários, capacidade de integração dos voluntários com as comunidades, equipes, crianças, jovens e adultos atendidos pelo projeto, número e tipo de atividades desenvolvidas, nível de interesse do público e dos voluntários, outros indicadores, que podem ser desenvolvidos de acordo com o programa específico e atividades desempenhadas.
Trabalho com as famílias:
Palestras educativas sobre DST, planejamento familiar, acidentes domésticos, higiene, dentre outros.